MALHAS CIRCULARES
Jersey, Interlock, Piquet, Moleton, Rib, Jacquard, Micromodal
CONTACTE O DEPARTAMENTO COMERCIAL PARA DESENVOLVIMENTO DE MALHAS
- Malha Circular Spandex
O Spandex é uma fibra mundialmente utilizado criado a partir do poliuretano segmentado, uma substância sintética que confere uma elasticidade muito elevada às fibras têxteis. Este material é tão popular que, ao longo do tempo e dependendo da localização geográfica, poderá conhecê-lo por diferentes nomes: Spandex, Lycra ou Elastano.
Atualmente, é uma fibra frequentemente utilizada em vestuário, como é o caso de roupas desportivas, em têxteis domésticos, como lençóis ou almofadas, e ainda na indústria médica, em meias elásticas e outros produtos têxteis.
O Spandex é largamente reconhecido pela sua elasticidade. Este material pode ser expandido 5 a 8 vezes o seu tamanho original e voltará à sua forma original. Uma boa malha circular de Spandex pode ser esticado repetidamente sem perder a elasticidade.
O Spandex é leve e suave, não retém calor, seca rapidamente e é muito respirável. Estas são as propriedades perfeitas para roupas práticas, tais como roupa interior, fatos de banho ou roupa desportiva.
As malhas de Spandex são relativamente duráveis e resistentes à fricção, embora não sejam reconhecidas pela sua longevidade. Loções e óleos podem danificar as fibras do Spandex e, com o tempo e o uso, a sua elasticidade caraterística irá desaparecer progressivamente.
O Spandex é uma fibra sintética, o que significa que é feita quimicamente pelo Homem e não pode ser encontrada na natureza. Devido às origens químicas deste material, o Spandex não é reciclável ou amigo do ambiente.
-
Malha Jacquard
Jacquard é um padrão complexo ornamental que é tecido num têxtil com a ajuda de um tear muito específico: o tear Jacquard. Geralmente, os tecidos escolhidos para tecer estes padrões são o algodão, a seda, a lã ou tecidos sintéticos, apesar de ser possível utilizar outros materiais.
Atualmente, as peças tecidas em Jacquard são mais utilizadas na decoração da casa, como em cortinas ou roupas de cama, embora também se encontre Jacquard em roupas mais clássicas, como vestidos, saias, sobretudos ou fatos ornamentais.
-
Malha Micromodal
Feita a partir de um tipo especial de celulose de fibras da árvore Faia europeia, o micromodal é um tipo de malha circular leve, respirável e macia, muito utilizada para a criação de uma ampla gama de roupas e outros acessórios.
O seu nome deriva de uma outra fibra artificial, chamada modal. Ambas estas malhas circulares são reconhecidas por serem extremamente macias. Do mesmo modo, tanto o modal como o micromodal se obtêm a partir de um mesmo tipo de processo químico que envolve a celulose obtida da árvore Faia.
Tem também um alto nível de absorção e secagem rápida.
É por isso que o micromodal é uma excelente escolha para todos os tipos de roupa, nomeadamente aquelas mais indicadas para as atividades desportivas ou de lazer.
Quando o assunto é o modal e o micromodal, existem muitas características a considerar.
Já mencionamos a sua leveza, respirabilidade e toque macio. Esta é uma combinação verdadeiramente única de características que lhe confere uma sensação luxuosa e um caimento muito atraente.
Além disso, as malhas circulares em micromodal são também incrivelmente fáceis de cuidar, além de poderem ser lavadas na máquina e deixadas a secar ao ar livre, sem encolher, já que são altamente absorventes e secarem rapidamente.
Além de peças de lingerie e outras roupas para atividades físicas, esta malha circular é também popular para a roupa de cama e outras peças para a casa, especialmente se precisarem de ser lavadas regularmente.
O micromodal é ainda muito durável e resistente, tornando-o ideal para produtos de longa duração. E a todas estas características, adiciona-se ainda a sua versatilidade – razão pela qual esta é uma ótima escolha para quem procura criar itens confortáveis e de longa duração.
Além das fibras modal e micromodal, precisa de conhecer ainda um outro modelo deste tipo fibras: o micromodal air.
Tal como acontece com o modal e o micromodal, este subtipo de fibra processa ainda mais a celulose. Mesmo assim, é importante sublinharmos o facto de todas estas fibras artificiais compartilharem as mesmas propriedades básicas.
A grande diferença é que quanto mais processada a celulose for, mais finas serão as fibras. Por outras palavras, se o modal é uma malha circular leve, o micromodal será mais leve e o modal Air mais leve ainda.
Feito a partir de um tipo especial de celulose derivada da árvore faia, o micromodal está a ganhar popularidade em todo o mundo.
Respirável, leve e suave, os seus maiores benefícios estão diretamente associados às suas melhores características.
Uma das malhas circulares mais versáteis, o micromodal tem uma combinação única de propriedades que o torna uma escolha ideal para todos os tipos de roupas, mas especialmente aquelas que entram em contato direto com a pele, como a lingerie e ou as roupas íntimas e ainda as peças que precisam de ser lavadas com frequência, como são as roupas para atividades físicas.
-
Malhas Circulares – Malha Jersey
As malhas circulares Jersey são um tipo de malhas circulares incrivelmente versáteis.
Na verdade, são tão comuns que podem ser vistas em praticamente todas as casas, em todo o mundo. Aliás, a probabilidade de ter em sua casa algumas peças de roupa em malhas circulares Jersey é bastante alta.
Macias e elásticas, são também uma excelente opção para o fabrico de t-shirts e vestidos, mas também fronhas ou lençóis. Funcionam para todos os tipos de estilos, formas e estações do ano.
As malhas circulares Jersey podem ser utilizadas para todo o tipo de vestuário, incluindo roupas desportivas, para corrida e até o ciclismo! Permitem liberdade de movimentos bem como altos níveis de conforto.
A lã costumava ser um dos materiais mais utilizados para na criação de malhas circulares Jersey. A razão pela qual a lã era privilegiada em relação a outros tipos de materiais e fibras está diretamente associada ao desenvolvimento tecnológico.
À medida que a tecnologia mais sofisticada foi ganhando forma e as técnicas de foram sendo aprimoradas, as características da lã foram ultrapassadas pelas das fibras de algodão.
As estas, adicionaram-se depois as fibras artificiais e sintéticas, cujas características específicas se passaram a associar às malhas circulares Jersey. Por entre outros benefícios, a verdade é que se tornaram mais resistentes e flexíveis, sempre que isso se tornou necessário.
Mesmo assim, a verdade é que os processos de produção se alteram inevitavelmente, dependendo do conjunto de fibras utilizado para a sua criação.
Hoje, a maioria das malhas circulares Jersey são 100% algodão ou com uma mistura de diferentes fibras.
Os tipos de malha circular de jersey podem ser divididos em algumas categorias diferentes, dependendo do modo como são produzidas. Mas existem dois tipos principais que deve conhecer:
- As malhas simples;
- As malhas dupla-face.
O primeiro tipo é feito de tal forma que as malhas circulares Jersey se tornam mais lisas de um lado do que noutro.
Já o segundo tipo junta duas peças de malhas simples diferentes de modo a que os dois lados fiquem mais lisos, tornando-as também mais duráveis e resistentes.
As malhas circulares Jersey são um tipo de malhas circulares muitas vezes utilizadas para a criação de todo o tipo de roupas, desde as peças de roupa interior para homens e mulheres, bem como roupas do tipo desportivo ou roupas de cama e outros utensílios domésticos.
Atualmente, a maioria das malhas circulares Jersey utiliza fibras de algodão na sua composição central. Assim, estas malhas circulares podem ser feitas em 100% algodão ou a partir das composições mais variadas, incluindo com lã, elastano e outras fibras artificiais ou sintéticas.
O elastano é mesmo uma das fibras mais comuns adicionadas ao algodão, acrescentando as suas próprias características à elasticidade já reconhecida das malhas circulares Jersey.
As características das malhas circulares Jersey são amplamente reconhecidas e amadas pelo seu toque macio e capacidade de elasticidade.
Isso deve-se à forma como são estruturadas, o que as torna também ligeiramente opacas.
Quando estas utilizam fibras de algodão, as malhas circulares Jersey tornam-se ainda mais absorventes e respiráveis.
São perfeitas para as peles mais sensíveis, principalmente quando feitas em algodão orgânico ou outras malhas circulares.
Com todas estas qualidades, as malhas circulares Jersey tornam-se extremamente versáteis e uma ótima opção para a criação de peças utilizadas todos os dias.
-
Malha Circulares
Na prática, as malhas circulares são o resultado final do processo de malharia. A sua grande aceitação por parte dos consumidores está maioritariamente associada ao seu toque suave na pele – uma das suas principais características.
Por isso mesmo, uma grande parte dos artigos criados em malha circular são precisamente os artigos cujo contacto com a pele é maior.
A roupa desportiva, a moda de praia ou os pijamas são exemplos disso mesmo.
Mais recentemente, o mundo da moda tem também vindo a adotar cada vez mais um estilo urbano e o crescimento do segmento de mercado “Sports and leisure” tem também beneficiado de algumas das suas vantagens: são peças leves que permitem que o corpo respire e que o utilizador mantenha a sua flexibilidade de movimentos.
Contudo, estas características também se aplicam em outras áreas, como é o caso das áreas de decoração ou de artigos têxteis para a casa, como a roupa de cama. Isto acontece precisamente devido à sua capacidade de fazerem circular o ar e de regularem a temperatura corporal com mais eficácia.
Características das malhas circulares:
Flexibilidade
Porque um ponto fixo não existe, as malhas circulares sustentam-se a si próprias. Isto significa que se podem mover entre si, apresentando uma maior resistência à força de tensão e moldando-se perfeitamente ao corpo humano.
Elasticidade
A inexistência de um ponto fixo é também a razão pela qual se tornam mais elásticas. Porque se movimentam entre si, depois de um momento de tensão, voltam à sua posição inicial.
Respiração
Como vimos em cima, as malhas circulares deixam que o ar circule e permitem a troca de calor com o ambiente em redor. Em temperaturas mais altas, o calor do corpo é absorvido pelo ar, enquanto em temperaturas mais frias funcionam como um isolamento térmico, permitindo que o corpo se mantenha quente.
Estabilidade
Neste caso, a estabilidade refere-se à dimensão do produto final, seja uma peça de vestuário ou uma peça de decoração. Uma vez atingida, a dimensão do produto final manter-se-á ao longo do tempo.
Tipos de malhas circulares:
As malhas circulares naturais são produzidas a partir de fibras naturais, desde o algodão até à seda, passando pela lã ou a fibra de urtiga.
Com as malhas circulares sintéticas acontece o mesmo. Ou seja, são produzidas a partir de fibras sintéticas como o Poliéster ou o Elastano, mas também o Lurex ou a Poliamida.
As malhas circulares do tipo fibras artificiais, encontramos algumas das fibras mais tecnologicamente avançadas do mercado. Estas permitem-nos criar malhas circulares em SeaCell ou Tencel – Lyocell, mas também outras cujas características são muito mais específicas.
Com a Viscose FR, por exemplo, é possível criarem-se peças resistentes ao fogo. Já com a Cell Solution Protection, os artigos finais são mais indicados para contextos nos quais o contacto com a natureza é maior.