Controlo da Qualidade e Rastreabilidade dos Revestimentos, Adesões Directas e Adesões Multicamada
Oferecemos uma monitorização automática da gramagem da cola aplicada e da largura dos revestimentos incluindo um rigoroso controlo das tensões dos materiais a colar para garantir que os produtos obedecem às normas mais rigorosas.
São quatro as principais motivações que nos levam á implementação de um sistema interno de rastreabilidade:
1. Cumprimento de todos os requisitos legais;
2. Satisfação das exigências dos clientes;
3. Garantia da conformidade dos produtos/serviços;
4. Cumprimento das condições padronizadas na indústria.
Rastreabilidade nem sempre é assegurada nas empresas. As exigências do mercado e imposições legais assim o determinam.
Embora seja uma preocupação disseminada um pouco por toda a indústria, nem todos a exigem.
Segundo a ISO 9000:2015, rastreabilidade é a capacidade de rastrear o histórico, a aplicação ou a localização de um objeto. No caso particular de um produto ou serviço, a rastreabilidade está relacionada com:
– A origem dos materiais e peças;
– O histórico de processamento;
– A distribuição e localização do produto ou serviço após a entrega.
A importância de rastrear a localização, origem e características dos produtos em qualquer ponto da cadeia é evidente quando percebemos que esta ferramenta permite encontrar as causas de um problema a montante ou a jusante da mesma e solucionar questões significativas como a sinalização e, caso necessário, a retirada rápida de produtos do mercado, com poupanças significativas, quer monetárias, quer de reputação.
A rastreabilidade é, pois, um conceito abrangente, que envolve todo o ciclo de vida dos produtos/serviços. A sua empresa intervém diretamente no ciclo de vida dos produtos que os restantes intervenientes da cadeia de abastecimento adquirem e/ou fornecem e, como tal, é inevitável que lhe solicitem toda a informação de que necessitam. Um sistema de rastreabilidade atualizado e em forma permite-lhe responder prontamente a esse pedido.